Primeira máquina de cartão acessível do mundo é certificada pela ONCB

mãos de duas pessoas seguram uma pequena caixa revestida de veludo preto aberta. No interior, uma placa de homenagem de aço.

 

A Primeira máquina de cartão acessível do mundo recebeu o Selo ONCB de Inclusão e Acessibilidade (SOINA) no último dia 3 de junho, em evento no auditório do Centro de Treinamento Paralímpico,

A cerimônia de certificação do equipamento reuniu 60 convidados, dentre eles autoridades municipais, estaduais e federais, além de empresários de diferentes segmentos, representantes de organizações de pessoas com deficiência visual e membros da imprensa nacional

“Se tem SOINA, dá para usar de olhos fechados”. Foi assim que o presidente da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), Beto Pereira, deu início a cerimônia inédita de reconhecimento da primeira máquina de pagamentos do mundo com o Selo de Inclusão e Acessibilidade (SOINA), que ocorreu no último dia 3 de junho, no auditório do Centro de Treinamento Paralímpico Brasileiro em São Paulo.

O certificado, que assegura a interação e a utilização de equipamentos com autonomia e segurança para pessoas cegas e com baixa visão em transações comerciais, foi entregue ao gerente da unidade de negócios da Perto S.A, Diego Silva. A empresa desenvolveu, em parceria com a ONCB, uma máquina de cartão sofisticada com teclado físico, alto-falante e saídas para fone de ouvido, que permite a interação tátil e a verbalização das informações exibidas na tela para o usuário.

O SOINA, que já está disponível para outras empresas, como de embalagens e fabricantes de eletrodomésticos, é também um convite para que outros setores do mercado incluam em seus produtos, serviços, equipamentos e plataformas as necessidades das pessoas cegas e com baixa visão. “Eu mesmo já passei por situações em que não consegui concluir um pagamento sozinho devido à falta de acessibilidade nas máquinas de cartão”, relata o presidente da ONCB.

Para a senadora federal Mara Gabrilli, o secretário da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDPD), Cláudio Panoeiro, e o coordenador-geral de articulação e relações institucionais da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), Alexandre Carneiro, o SOINA é um instrumento de cidadania que aprimora e viabiliza as relações de consumo, incluindo os serviços bancários e as demais transações comerciais, a fim de oferecer a proteção financeira e de dados necessária ao consumidor, além de garantir o respeito e a dignidade das pessoas com deficiência visual.

O que é o Selo de Inclusão e Acessibilidade da ONCB e a importância para pessoas cegas e com baixa visão

No mercado de operadoras, segundo a Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), existem mais de 18 milhões de máquinas de cartão no País. Dessas, nenhuma conta com recursos totalmente acessíveis aos mais de 6,5 milhões de brasileiros com deficiência visual, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A falta de acessibilidade das máquinas impacta também diretamente os comerciantes com deficiência visual, que precisam manusear diariamente o equipamento e não dispõem dos recursos necessários para realizar suas transações comerciais com segurança e autonomia.

O Selo de Inclusão e Acessibilidade da ONCB, que é uma importante ferramenta de avaliação e certificação de acessibilidade de equipamentos, produtos e serviços, surgiu como o objetivo de garantir o cumprimento dos direitos previstos na Lei Brasileira de Inclusão, no Código de Defesa do Consumidor e na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), oferecendo às pessoas cegas e com baixa visão mais inclusão social, além da privacidade e a independência para a realização de quaisquer atividades do dia a dia.

Para outras informações sobre o selo:

Celular/WhatsApp: (11) 2068-9404

E-mail: comunicacao@oncb.org.br

Sobre a ONCB

 

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) tem por missão a defesa e a efetivação dos direitos das pessoas com deficiência visual. Oferece assessoramento e apoio institucional às entidades afiliadas, na perspectiva dos direitos humanos, da inclusão, da acessibilidade e da atuação em rede. Para tanto, trabalha de modo qualificado, abrangente, metodológico, científico e propositivo.

Atualmente, a organização tem assento no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS); Conselho Nacional de Direitos da Pessoa com Deficiência (CONADE); Conselho Nacional de Saúde (CNS); Conselho Nacional dos Direitos da Mulher (CNDM); Comissão Brasileira do Braille (CBB); e Comitê Representativo das Entidades de Pessoas com Deficiência (CRPD). No âmbito internacional compõe a União Latino-americana de Cegos (ULAC); União de Cegos de Países de Língua Portuguesa (UCLP) e União Mundial de Cegos (UMC).

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