Filie-se

Assim como outros grandes movimentos sociais, a ONCB extrai sua força da totalidade somada de partes menores, como pequenos blocos que juntos formam algo maior e que, mediante coesão e solidez, podem dar origem a estruturas robustas o bastante para defender os maiores interesses da coletividade.

No Brasil, o movimento social unificado pelos direitos das pessoas com deficiência visual tem ainda uma história recente, sobretudo se comparado a iniciativas similares como a FENAPAE, que desde 1962 atua representando e apoiando as centenas de APAEs no país. Nossa luta começou há muito tempo, mas seus maiores e mais relevantes resultados têm surgido desde 2008, quando um número significativo de entidades de e para cegos deixou de ser um grupo esparso e deu origem a uma forma organizada e democrática de representação das pessoas com deficiência visual por si próprias. Esse talvez tenha sido o momento mais importante em nossa trajetória de lutas e conquistas, mas ainda assim é apenas um primeiro momento.

Atualmente, a ONCB é constituída de entidades afiliadas por todo o Brasil, representando as pessoas com deficiência visual das cinco regiões do país. Isso, no entanto, ainda é pouco, frente ao número de entidades espalhadas pelo território nacional, seja nas grandes metrópoles ou nos pequenos municípios do interior. A missão da ONCB não é simples e nem modesta, uma vez que consiste de reestruturar a forma como a sociedade e governo brasileiros compreendem e tratam a questão da deficiência visual, missão essa cujo sucesso depende inextricavelmente da participação ativa de cada uma das centenas de associações que de alguma forma se dispuseram até hoje a apoiar nossa causa comum.

Preencha o formulário abaixo para se filiar à ONCB





    Faça parte da ONCB

    Existem algumas ótimas razões para afiliar-se à ONCB. Aqui, serão apresentadas algumas das mais relevantes, deixando claro que os benefícios da afiliação, seja para as próprias entidades bem como para o movimento, de modo geral, são diversificados.

    A primeira razão, e sob muitos aspectos a maior, trata da já citada necessidade de dar-se organização e estrutura aos diversos grupos que há tempos lutam pelos direitos das pessoas com deficiência visual. Trata-se de uma categoria de expressão social ampla, mas ainda com representatividade política muito aquém de suas condições. Por todo o Brasil, municípios dos mais diversos tamanhos possuem suas associações de e para pessoas cegas, e ainda que suas reivindicações muitas vezes sejam as mesmas, suas vozes continuam a soar isoladas e dissonantes. Uma vez vinculada à ONCB, a entidade ou associação passa a fazer parte de uma coletividade estruturada com recursos humanos e representatividade política nacional, tornando muito mais fácil e produtivo o trabalho de buscar e confrontar as autoridades competentes com as demandas da causa.

    Para além disso, a ONCB promove a constante articulação social e política de suas afiliadas através de eventos e listas de discussão abertas, permitindo que recursos e informações sejam compartilhadas da forma mais rápida e eficiente possível. Com isso, visa-se fomentar um ambiente de debate, companheirismo e troca de idéias que favoreçam nossas condições de luta. Assim, afiliar-se à ONCB implica em, mais do que unir-se a uma sigla, unir-se a um conjunto de idéias e iniciativas visando o objetivo comum da emancipação das pessoas cegas e de baixa visão.

    Finalmente, a ONCB oferece diferentes tipos de suporte às entidades afiliadas, indo desde auxílio técnico em questões como assessoria jurídica e consultoria tecnológica até apoio pedagógico e parcerias na organização e realização de eventos de conscientização, inclusão e acessibilidade. Esse apoio só é possível por conta da diversidade de recursos que nossa coletividade proporciona, e cresce em proporção e alcance com cada nova associação afiliada.

    Voltar ao topo