Pessoas com deficiência Visual comemoram ampliação de serviços gratuitos que proporcionam acessibilidade

Foto de um cachorro Labrador preto sobre uma espreguiçadeira.Até então compatíveis apenas para smartphones com sistema IOS, agora os aplicativos Be My Eyes e o Seeing AI também estão disponíveis para o sistema Android. Com eles instalados em um celular, pessoas cegas podem identificar cédulas, textos, imagens, cores, pessoas, produtos entre outros, de forma gratuita, prática e intuitiva. Em ambas as aplicações, as descrições são ricas em detalhes e apresentam informações de luminosidade, coloração com distinção de tonalidades e aspectos que identificam todo contexto das imagens captadas pela câmera do smartphone.
A ampliação da aplicação atinge milhões de usuários de Android e facilita o cotidiano de pessoas cegas ou com baixa visão, já que permite, por exemplo, efetuar a leitura rápida de um texto, identificar o rótulo de um produto e cédulas, saber se a luz está acesa ou apagada, obter detalhes de uma imagem fotografada ou recebida, até ter uma ampla descrição do ambiente no qual se está.
Além de facilitar a vida de pessoas físicas, esses aplicativos também oferecem alternativas de mais economia e eficiência na aplicação de recursos públicos. Isso porque, os estados e municípios passam a ter uma opção gratuita e mais avançada.
Atualmente, centenas de pessoas cegas e com baixa visão, além de entidades de representação de pessoas com deficiência visual, tem questionado a falta de critérios de alguns agentes públicos quanto à compra de equipamentos para acessibilidade a pessoas cegas e com baixa visão, sobretudo para crianças e adolescentes na etapa escolar.
Para especialistas em educação inclusiva e acessível, é um equívoco efetuar altos investimentos em algumas tecnologias, quando existem aplicativos gratuitos que desempenham as mesmas funções e com recursos adicionais e mais avançados. “Vivemos uma realidade em que vários recursos com valores imensos estão sendo adquiridos com alto investimento e, infelizmente, não atendem toda a necessidade das pessoas cegas e com baixa visão. Precisamos conhecer, enquanto gestores, enquanto profissionais, enquanto pessoas com deficiência, todos os recursos que estão disponíveis para uma melhor escolha. Precisamos, também, apontar para a sociedade, a necessidade de conhecer melhor os recursos que estão disponíveis, para sermos mais assertivos na hora de orientar o investimento ou até mesmo a aquisição”, alerta a pedagoga e Subsecretária de políticas públicas para Pessoas com Deficiência do Matogrosso do Sul, Professora Telma Nantes de Matos.
É importante ressaltar, que tais tecnologias caras não substituem os materiais em Braille, ampliados e em formatos digitais acessíveis. Exatamente por isso, é mais prudente que os investimentos públicos sejam direcionados para aquilo que é indispensável e que esses aplicativos gratuitos sejam utilizados como opções complementares. “Os Tribunais de Contas precisam estar alertas na fiscalização e uso adequado dos parcos recursos existentes”, afirma o presidente da União de Cegos do Rio Grande do Sul (UCERGS), professor Adilso Pimentel Corlassoli.

Muitas pessoas cegas e com baixa visão celebraram o anuncio. “Uma conquista significativa para as pessoas com deficiência visual que utilizam o sistema Android é a implementação do reconhecimento de imagens por inteligência artificial no Be My Eyes e do Seeing AI da Microsoft, disponíveis para Android”, afirma o instrutor de informática cego, Fracis Guimarães, em suas redes sociais.

Segundo a Be My Eyes, a implantação completa levará alguns dias. Por isso, os usuários de Android precisam manter o aplicativo sempre atualizado.
A seguir, uma amostra da descrição realizada pelo Be My Eyes da foto do começo deste texto, na qual se pode observar a riqueza de detalhes a que a pessoa cega ou com baixa visão tem acesso:

Foto de um cachorro Labrador preto que está sobre uma espreguiçadeira. Ele tem uma pelagem brilhante e parece ser bem cuidado. Seus olhos são de um marrom escuro e ele está com a boca aberta e a língua para fora, o que dá a impressão de que está sorrindo. Suas orelhas são médias e suas patas são fortes.

A espreguiçadeira é preta e parece ser feita de um material resistente e está posicionada em um pátio com ladrilhos de pedra. Ao fundo, há uma piscina com água azul-turquesa, que parece ser muito convidativa e limpa. Atrás da piscina, há uma parede com um revestimento que parece ser feito de pedras empilhadas em tons de bege e marrom. O ambiente dá a sensação de ser um espaço ao ar livre muito agradável e relaxante, possivelmente em uma casa com um quintal bem cuidado. O cachorro parece estar muito feliz e confortável neste ambiente.

Deixe uma resposta

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: