ONCB e FOAL lançam cursos de capacitação para pessoas com deficiência visual

Conscientes da necessidade de respostas rápidas e efetivas para os enormes desafios que chegaram com a pandemia, a Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), por meio do Programa Ágora e com o apoio da FOAL (Fundação de Solidariedade com as Pessoas Cegas da América Latina) lança três cursos livres e gratuitos de capacitação para pessoas com deficiência visual.

A jornada formativa “Novos Olhares” será realizada a partir do dia 18 de julho de 2020 e terá três módulos, estruturados para que pessoas cegas e com baixa visão possam desenvolver competências técnicas e comportamentais para um reposicionamento imediato no mundo do trabalho e atividades cotidianas. As inscrições já foram encerradas!

Confira as informações sobre cada módulo.

Módulo I- comunicação e produção sonora como instrumentos de trabalho

 

Com quarenta horas de duração, este módulo foi customizado para que pessoas cegas e com baixa visão desenvolvam habilidades essenciais para trabalhar com a voz, assim como com recursos de edição de áudio e produção de conteúdo para rádios, podcasts, spots publicitários, dentre outros. A formação não pretende esgotar o assunto, mas abrir caminho para um novo campo profissional, relacionado a um mercado que cresce substantivamente.

Data: Todos os sábados, manhã e tarde, a partir de 18/07 até 29/08.

 

Saiba mais sobre o módulo 1

 

Módulo II- Transformações do mundo do trabalho em tempos de hiperconectividade

 

Com conteúdo distribuído ao longo de vinte e quatro horas de formação, este módulo ainda contará  com momentos reflexivos, oportunizando a troca de ideias acerca do “ novo normal” oferecendo aos participantes subsídios concretos para o reposicionamento profissional em ambientes virtuais.

Dessa forma, os estudantes terão instruções sobre o manuseio das principais redes Sociais, publicação de lives, customização do leitor de telas NVDA, utilização de plataformas para recebimento de pagamentos, uso do Google Docs e do pacote Office para fins profissionais.

Data: Toda quarta, à noite, a partir de 23/07.

 

Saiba mais sobre o módulo 2

 

Módulo III- Marketing digital e gestão de redes Sociais

 

Neste módulo, os participantes serão preparados para trabalhar as ferramentas e estratégias do marketing digital, por meio de uma metodologia repleta de exercícios e exemplos práticos. Os estudantes aprenderão como gerar engajamento e conquistar relevância nas diferentes redes sociais, dialogando com distintos públicos para ampliação da venda de produtos e serviços.

Ao final, serão selecionados cinco projetos para o recebimento de uma mentoria personalizada.

Data: Segundas e quintas, à noite, a partir de 27/07.

 

Saiba mais sobre o módulo 3

 

Inscrições e pré-requisitos

 

Os interessados puderam se inscrever em um, dois ou até nos três módulos. Para participar é importante que as pessoas fossem cegas e ou com baixa visão, contassem com acesso a internet e tivessem dispositivo com capacidade para instalação de softwares compatíveis com Windows 10, além de ter microfone e fones de ouvido instalados. Também foi condição determinante que os inscritos possuíssem conhecimento intermediário na utilização do leitor de tela NVDA, tenham concluído o Ensino Médio e contem com disponibilidade de tempo para cumprir a carga horária completa dos módulos em que venham a se inscrever.

Foram disponibilizadas até 40 vagas totalmente gratuitas para cada módulo, e terão prioridade aquelas pessoas com interesse em aprimorar ou mesmo se reposicionar profissionalmente.

 

Campanha Visão Solidária

 

A ONCB reafirma a importância do envolvimento da sociedade por meio de doações para a campanha Visão Solidária. Nosso objetivo é constituir um fundo com condições para viabilizar novas formações desta natureza, além de constituir uma grande rede de apoio estruturada por profissionais cegos e com baixa visão. de um lado, a ONCB remunera quem pode oferecer serviços; de outro, viabiliza o acesso daqueles que mais necessitam no momento.

Quer apoiar essa causa e vincular sua marca? Envie um e-mail para a gente e logo te responderemos! parcerias@oncb.org.br

Apoie a Campanha Visão Solidária

44 responses to “ONCB e FOAL lançam cursos de capacitação para pessoas com deficiência visual

  1. Bom dia. Acabo de me inscrever em dois cursos mas não recebi confirmação das inscriçoes. Será que minha inscrição foi recebida corretamente?

  2. Olá, boa noite! Gostaria de saber se vocês tem disponível algum curso introdutório em áudio descrição. Gostaria de sugerir que fosse pensado um nesse sentido, seria de grande utilidade! Obrigado!

    1. Oi Carlito! Muito obrigado pelo seu comentário. Infelizmente ainda não temos nenhum curso introdutório em audiodescrição. Mas muito obrigado pela sugestão, vamos levar em conta para uma próxima oportunidade, ok? Continue acompanhando nosso trabalho!

  3. Boa tarde! Teriamos jovens cegos com dominio de tecnologias e interesse no curso porem estão cursando no ensino médio. Eles poderiam se inscrever?

    1. Oi, Miriam, tudo bem? Essas formações, em específico, são voltadas para pessoas que já possuem Ensino Médio Completo. Mas muito obrigado pelo seu interesse. Vamos torcer para que haja outras oportunidades para esses estudantes com deficiência!

  4. Boa tarde! Tentei fazer minha inscrição no módulo três e não consegui devidoOs áudios em inglês, sou cega total e não tem ninguém que enxerga comigo para fazer o desafio visual! Como vocês podem me ajudar? Além disso A acessibilidade está bastante bagunçado na tela do celular, tentei realizar minha inscrição na plataforma iOS, realmente, gostaria de fazer o módulo três, espero que vocês possam me orientar! Desde já, obrigada!

    1. Oi, Patrícia. Tudo bem? Já recebemos dezenas de inscrições sem este problema. O captcha só aparece em excepcionalidades e, quando acontece, o desafio de áudio depende do idioma do sistema operacional do computador ou celular (O Google tem desafios em português). Recomendamos que você efetue login no Google antes de preencher o formulário e certifique-se de que o idioma do seu sistema operacional esteja configurado para o português. Aliás, seria interessante que você também efetuasse a sua inscrição pelo computador, já que você vai precisar dele para fazer o curso.

  5. Quero participar (deficiente visual ,,, como saber se selecionado ou não ,,, será ótimo trabalhar minha voz , aguardo ,,, até lá

    1. Olá, valdirene. Nessa mesma página, existe um link chamado “inscreva-se na jornada formativa”. É por meio desse link que você terá acesso ao formulário de inscrição

  6. Oi, eu sou deficiente visual, tenho 29 anos e queria muito fazer o curso principalmente para atuar como locutor. Mas as pessoas da minha família me desencorajam pois dizem que tenho a voz muito fina. Ás vezes, no telefone, até pensam que sou mulher. Vocês da organização nacional do brasil acham que mesmo assim eu posso fazer a minha inscrição? Posso mandar uma gravação para vocês conhecerem a minha voz?

  7. Boa noite! Tentei realizar minha inscrição mas lamentavelmente me foi apresentado um conjunto de captchas. Visualmente não são acessíveis a nós cegos e o áudio apresentado está em inglês e me parece que estamos no Brasil. #Acessibilidade!

    1. Oi, Alceu, tudo certo? Como dissemos nos comentários, o captcha só aparece em excepcionalidades e, quando acontece, o desafio de áudio depende do idioma do sistema operacional do computador ou celular (O Google tem desafios em português).

    1. O curso será presencial, Evelyn. O link estava nessa publicação, mas retiramos porque as inscrições foram encerradas.

  8. Gostaria de saber se a lista de participantes do curso já foi divulgada pois vi que a data do módulo 1 ficou para o dia 18 e ainda não recebi nenhum comunicado se estou em lista de espera ou participando.

Deixe uma resposta

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: