ONCB convida jovens com deficiência visual para programa de formação política

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) tem o prazer de convidar jovens cegos e com baixa visão do país para a 2ª fase do Programa Youth Jovens com Talento. O programa é uma iniciativa da ULAC (União Latino-americana de Cegos) e da FOAL (Fundação ONCE de Solidariedade com as Pessoas Cegas da América Latina).

O objetivo dessa etapa é promover a autonomia e o envolvimento dos jovens com deficiência visual em seus países, no movimento associativo e em outros espaços de participação. Os jovens não são somente o futuro, mas o presente e podem contribuir com seu entusiasmo, dedicação e energia para o desenvolvimento dos países latinoamericanos.
Este projeto tem três fases distintas:

  • •Primeira fase: FORMAÇÃO DOS MONITORES
  • •Segunda fase: REPLICAÇÃO TERRITORIAL
  • •Terceira fase: FORMAÇÃO PRESENCIAL

No sábado, DIA 8 de agosto de 2020, foi finalizada a primeira fase, de forma virtual, contando com 35 jovens de 19 países da América Latina. Agora, esses jovens passam a ser monitores em seus respectivos países, multiplicando a formação recebida com seus pares. No Brasil, quem conduzirá a formação será Gustavo Torniero, Secretário de Juventude da ONCB, e Sara Marques, Diretora de Administração e Finanças da organização.

Critérios, inscrição e seleção de jovens para a segunda fase do programa Programa Youth Foal/Ulac

Poderão participar, nessa segunda fase, jovens cegos e com baixa visão entre 18 e 30 anos que colaborem com o movimento de pessoas cegas, vinculados ou não a organizações de pessoas cegas na atualidade. No caso de não fazer parte de nenhuma organização no momento da inscrição, deverá contar com o aval de alguma delas (seja em âmbito local ou nacional).

Se você cumpre todos esses requisitos, acesse o formulário de seleção da Ulac/Foal e preencha todas as informações necessárias. Serão, ao todo, 25 jovens selecionados com base nos critérios. A seleção será feita por uma comissão composta por pelo menos um monitor de cada país e representantes da Foal e da ULAC.

Clique aqui para solicitar sua participação no Programa Youth Foal/ULAC

Cronograma e temáticas aborddadas na segunda fase do Programa Youth Foal/Ulac

A segunda fase ocorrerá entre setembro e dezembro de 2020 de forma gratuita e virtual. Esse período inclui a inscrição e seleção dos participantes e as sete sessões formativas, com aproximadamente duas horas de duração.

São cinco temáticas: direitos humanos e sua contextualização, Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e agenda 20/30 da ONU, movimentos sociais e políticas públicas, gênero, diversidade e deficiência e movimento associativo de pessoas cegas na América Latina.

A formação acontecerá nos meses de outubro e novembro. Serão duas horas semanais, com dia e horário das aulas ainda a ser definidos e informados pela ONCB. As aulas acontecerão por meio da plataforma Zoon.

Confira o calendário

• Até 13 de setembro – recepção dos formulários provenientes dos participantes de cada país

• Até 25 de setembro – comunicação dos participante selecionados para o programa

• 10 de outubro – início oficial da segunda fase.

Sessões formativas

Semana de 10 de outubro. Sessão 0: apresentação do projeto, dos participantes e metodologia utilizada.
Semana de 17 de outubro. Sessão 1: direitos humanos e sua contextualização.
Semana de 24 de outubro. Sessão 2: Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência e agenda 20/30 da ONU.
Semana de 31 de outubro. Sessão 3: movimentos sociais e políticas públicas.
Semana de 7 de outubro. Sessão 4: gênero, diversidade e deficiência.
Semana de 14 de novembro. Sessão 5: movimento associativo de pessoas cegas na América Latina
Semana de 21 de novembro: sessão 6: apresentação dos trabalhos finais de curso dos articipantes.

8 responses to “ONCB convida jovens com deficiência visual para programa de formação política

    1. Oi, Gustavo, tudo bem? Infelizmente, só pessoas de 18 a 30 anos. Esses são os critérios do programa promovido pela ULAC e FOAL e do qual fazemos partes. Não conseguimos flexibilizar essa faixa etária. Mas estamos sempre a disposição. Se você conhecer alguém com esse perfil, compartilhe, por favor. Grande abraço

Deixe uma resposta

Voltar ao topo
%d blogueiros gostam disto: