Hoje A ONCB completa oito anos de existência. No dia 27 de julho de 2008 foi fundada a Organização Nacional de Cegos do Brasil, na cidade de João Pessoa. A iniciativa teve como principal meta a união do movimento brasileiro de cegos. Ao longo desses oito anos a ONCB concentrou todos os esforços na promoção e defesa dos direitos das pessoas com deficiência visual, destacando sempre a importância da acessibilidade e inclusão, necessárias para quebrar barreiras arquitetônicas e atitudinais que ainda existem.

O primeiro presidente daorganização, eleito pelas sessenta e três entidades presentes em João Pessoa foi Antônio José Ferreira, vinculado à Associação Pernambucana de Cegos (APEC). Seu Vice-Presidente era Moisés Bauer Luís, filiado à Associação de Cegos do Estado do Rio grande do Sul (ACERGS). Chamado para ocupar função no Governo Federal em 2010, Antônio José teve que renunciar à Presidência.

Assumiu então o seu vice-presidente, Moisés Bauer Luís. Em 2012, na Assembleia Geral ocorrida em Porto Alegre, Bauer foi eleito para mais quatro anos de mandato. Em 18 de junho de 2016 elegeu-se, em Brasília, a nova diretoria da organização, hoje presidida por Antônio Muniz. A nova diretoria da ONCB foi formada em março de 2016 após diversos diálogos, que concretizaram a criação de uma única chapa para a gestão de 2016-2020. Agora, um dos principais objetivos da organização é aproximar a entidade nacional de suas bases, ou seja, de suas oitenta e duas entidades afiliadas.