O presidente da ONCB, Antônio Muniz participou do lançamento do projeto “Olha Recife Inclusivo”, ocorrido nessa quarta-feira (24) no Auditório do Consórcio Recife de Transporte Metropolitano (CTM). A iniciativa consiste na disponibilização de ônibus e vans adaptadas que transportarão pessoas com deficiência aos diversos locais turísticos da cidade aos sábados e domingos. Para tornar o passeio acessível, estarão presentes guias turísticos, audiodescritores e intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). A ideia do Projeto partiu de antiga reivindicação do segmento das pessoas com deficiência da cidade de Recife, por meio do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Pessoa com deficiência.

Para Muniz, o projeto propicia o acesso à cultura e Lazer por pessoas com deficiência. “de outro modo, muitos continuariam confinados em suas residências, considerando que na maioria dos casos suas famílias não lhes permitiriam tal oportunidade, sob as mais diversas alegações”, explica.

Em seu pronunciamento, o presidente parabenizou a Prefeitura do Recife pela Iniciativa, mas cobrou do Poder Público Municipal mais fiscalização aos hotéis, bares e restaurantes, a fim de que cumpram a legislação em vigor e disponibilizem cardápios em Braille e em outros meios acessíveis às pessoas cegas e com baixa visão.