A ONCB (Organização Nacional de Cegos do Brasil) lançou edital tanto para selecionar profissional para exercer a coordenação executiva do Programa ÁGORA Brasil quanto para identificar e selecionar entidades compromissadas com a inclusão laboral de pessoas com deficiência, dispostas a trabalhar em rede para a consolidação do programa em território nacional.

O Programa Ágora, aulas de Gestão Ocupacional na Região da América Latina, vem ao longo dos anos contribuindo com a orientação e capacitação de pessoas cegas e/ou com baixa visão, assim como o desenvolvimento de estratégias para que consigam ser inseridas no mercado de trabalho.
no Brasil o Ágora chega com um desenho pensado para atender as demandas e potencialidades locais. Suas concepções foram planejadas e alinhadas com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e a Lei Brasileira de Inclusão, objetivando promover estratégias de orientação para o empreendedorismo e o mundo do trabalho, acesso à formação profissional contínua, bem como o apoio à busca, obtenção e manutenção do emprego.
Os pré-requisitos para quem deseja ser um coordenador executivo do programa são os seguintes:

  • – Nível Superior Completo em Qualquer Área;
  • – Fluência nos Idiomas Inglês e Espanhol;
  • – Conhecimentos Básicos e Intermediários em Informática, (ambiente Windows, editores de texto, planilhas eletrônicas, apresentações interativas, correio eletrônico, internet e ledores de telas);
  • – Experiência na gestão de entidades ou organizações de pessoas com deficiência;
  • – Atuação em projetos de empregabilidade e de inclusão no mundo do trabalho de pessoas com deficiência;
  • – Trânsito Nacional e Internacional com entidades de pessoas com deficiência, órgãos do Poder Público e organizações da iniciativa privada.

Confira o edital para seleção do coordenador executivo

No caso do chamamento público para entidades que estejam dispostas a trabalhar em rede para a consolidação do programa Ágora no Brasil, deverão demonstrar suas estratégias para o estímulo ao desenvolvimento do protagonismo de seus associados e esforços voltados a equiparação de oportunidades de gênero, apontar capacidade de execução das ações, além de ser afiliada a ONCB. O prazo final para o envio dos currículos, no caso dos coordenadores executivos e propostas, no caso das entidades é dia 20 de novembro.

Confira o edital para seleção das entidades