No dia 8 de abril comemora-se o dia nacional do Braille. Essa data foi instituída pela lei Nº 12.266 DE 21 DE JUNHO DE 2010. O sistema tátil de leitura e escrita foi criado em 1824 pelo francês Louis Braille, que se tornou cego após brincar com instrumento cortante na oficina do pai. Pensando na importância para a alfabetização, reabilitação e inclusão da pessoa cega e com baixa visão na escola e no mercado de trabalho, a ONCB convoca todas as suas entidades filiadas a se mobilizarem em prol de ações conjuntas para divulgação e, sobretudo, para garantia do acesso ao sistema Braille.

O objetivo é estimular a divulgação, a valorização, o aprendizado e a garantia do acesso por meio de atividades culturais, políticas e pedagógicas. As ações podem ser em nível municipal, estadual, regional e federal, envolvendo os três poderes (executivo, legislativo e judiciário).

Atividades sugeridas são Oficinas, festivais, seminários, mesas redondas, palestras, panfletagens, audiências públicas, entre outras. Dessa forma, a ONCB elaborou um folder como sugestão de material de divulgação, podendo, inclusive, ser impresso para ser utilizado nas ações.
Baixe o folder de divulgação aqui>

Gustavo Torniero (Secretaria de Comunicação)