A ONCB (Organização Nacional de cegos do Brasil), firmou, na última sexta-feira, uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência. A parceria possibilitará a Realização de um curso gratuito de introdução ao monitoramento de políticas públicas, ferramentais de comunicação e também a ampliação de seus canais de comunicação, por meio da criação de uma web rádio. Os recursos são disponibilizados pela OEI e repassados pela Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência.

A experiência da ONCB em espaços de participação e de controle social, cada vez mais tem demonstrado a importância da participação e da formação em monitoramento de políticas públicas, assim como da necessidade de uma comunicação eficaz das ações desempenhadas pelas pessoas com deficiência visual e instituições ligadas ao tema.

Neste sentido, como representante de 86 entidades e de aproximadamente
7 milhões de brasileiros com deficiência visual, a ONCB promoverá duas ações. A primeira será a realização de um curso que contemplará até 30 pessoas com deficiência visual das organizações filiadas sobre monitoramento em políticas públicas, comunicação, edição de áudio, produção de conteúdos sonoros e operação de rádio web.

Já a segunda ação é criar uma web rádio da ONCB com site, aplicativo e identidade comunicacional nas redes sociais, que será mais um importante espaço na rede de afiliadas. O objetivo é propiciar que o monitoramento de políticas públicas seja feito pelos comunicadores locais e demais pessoas diretamente envolvidas, com muita interatividade, entretenimento e democratização da Informação e cultura.

O curso tem por objetivo capacitar tais pessoas no monitoramento de políticas públicas, transmitir ferramentais metodológicos a fim de gerar maior atuação como multiplicadores em suas regiões e também formar comunicadores, produtores e operadores de Web rádio criada para dar voz e conectar toda essa militância com a sociedade.
Com isso, a Web rádio ONCB reforçará também, sobretudo, o artigo 31 da
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, que destaca a informação como um poderoso instrumento para a inclusão social.

A web rádio abordará de forma direta, simples e leve os assuntos ligados à inclusão, acessibilidade da pessoa com deficiência e respeito à diversidade humana, tudo isso, acompanhado de boa música, plástica profissional e comunicadores altamente capacitados, falando não apenas para seu público interno, mas para a sociedade como um todo.