Início

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) foi fundada em Julho de 2008 por iniciativa de mais de 60 Entidades de e para deficientes visuais de todo o país. Seu escritório e secretariado estão atualmente estabelecidos em Brasília, no Distrito Federal, e seu propósito como Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos é o de assegurar a todos os brasileiros com cegueira, surdo-cegueira ou baixa visão o direito constitucionalmente garantido de determinar os rumos de suas próprias vidas.

Esta Organização, para tanto, trabalha articulando suas Entidades afiliadas por todo o território nacional, com o objetivo de dar-lhes estrutura e representatividade política, além de apoio técnico, social e pedagógico. É através desse trabalho que a ONCB atua no quadro da deficiência visual por todo o país, com campanhas que vão desde a prevenção contra a cegueira até programas que incentivem os deficientes visuais brasileiros a assumirem seu papel como protagonistas de suas Entidades.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2002 havia cerca de 161 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, aproximadamente 2.6% da população. No Brasil, essa estatística aponta para mais de dois milhões de pessoas com algum nível de inabilidade visual. Ainda de acordo com a OMS, esse número deve crescer em proporção no futuro próximo, em decorrência de fatores como o aumento progressivo da expectativa média de vida e, por conseqüência, da população geral de idosos. Tais números, quando apresentados junto ao corrente quadro social brasileiro, vêm apenas demonstrar a relevância de se unificar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência visuais brasileiras, em uma grande iniciativa que lhes dê proporção e representatividade.

Últimas notícias

ONCB atua para garantir acessibilidade em máquinas de cartão com tela touch

No início do segundo semestre de 2015, a ONCB passou a receber diversas reclamações de entidades e pessoas com deficiência visual sobre a dificuldade de pagar em máquinas de crédito e débito touch screen. Em setembro de 2015 a organização denunciou o fato para o Ministério Público Federal de São Paulo.

Secretaria de assistência social da ONCB participa de eventos em GO

O Secretário de Assistência Social da ONCB, Edivaldo Ramos, participa de eventos em municípios do interior de Goiás nos dias 4, 5 e 6 de julho, cujo objetivo é discutir a assistência social e a empregabilidade de pessoas com deficiência.
Locais e datas:
- Dia 4: Campinorte;
- dia 5: Auto Horizonte;
- Dia 6: Uruaçu.

Em todos os eventos, o Secretário tem reforçado, além do tema, a importância das pessoas com deficiência se organizarem em movimentos associativos, tomando como exemplo a ONCB.

Por Gustavo Torniero (secretaria de comunicação)

Canadá é vigésimo país a ratificar tratado de Marraquexe

O Canadá ratificou nesta quinta-feira, 30 de junho, o Tratado de Marraquexe junto à ompi (Organização Mundial da Propriedade Intelectual), tornando-se O vigésimo país a aderir ao documento. Com isso, o Tratado recebe o número necessário de ratificações para entrar em vigor. A formalização acontece noventa dias após a última homologação, ou seja, dia 30 de setembro.

Conheça a carta de compromissos da nova gestão da ONCB

No sábado, 18 de junho, foi eleita por aclamação na assembleia Geral Ordinária ocorrida em Brasília, A nova diretoria da Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB), para o quadriênio 2016-2020. A chapa Unidade e Compromisso foi formada após profundas reflexões e um diálogo realizado na cidade do Rio de Janeiro, entre os dias 12 e 13 de março de 2016. A reunião selou a união dos presentes em prol do interesse coletivo e das pessoas com deficiência visual.

Diretoria apresenta novos secretários temáticos da ONCB

O presidente Antônio Muniz apresentou na tarde desse sábado, 18 de junho, na Assembleia Geral Ordinária da ONCB em Brasília os nomes dos secretários das 11 secretarias temáticas da ONCB da gestão 2016-2020. As secretarias e os respectivos secretários são os seguintes:

Páginas