Início

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) foi fundada em Julho de 2008 por iniciativa de mais de 60 Entidades de e para deficientes visuais de todo o país. Seu escritório e secretariado estão atualmente estabelecidos em Brasília, no Distrito Federal, e seu propósito como Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos é o de assegurar a todos os brasileiros com cegueira, surdo-cegueira ou baixa visão o direito constitucionalmente garantido de determinar os rumos de suas próprias vidas.

Esta Organização, para tanto, trabalha articulando suas Entidades afiliadas por todo o território nacional, com o objetivo de dar-lhes estrutura e representatividade política, além de apoio técnico, social e pedagógico. É através desse trabalho que a ONCB atua no quadro da deficiência visual por todo o país, com campanhas que vão desde a prevenção contra a cegueira até programas que incentivem os deficientes visuais brasileiros a assumirem seu papel como protagonistas de suas Entidades.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2002 havia cerca de 161 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, aproximadamente 2.6% da população. No Brasil, essa estatística aponta para mais de dois milhões de pessoas com algum nível de inabilidade visual. Ainda de acordo com a OMS, esse número deve crescer em proporção no futuro próximo, em decorrência de fatores como o aumento progressivo da expectativa média de vida e, por conseqüência, da população geral de idosos. Tais números, quando apresentados junto ao corrente quadro social brasileiro, vêm apenas demonstrar a relevância de se unificar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência visuais brasileiras, em uma grande iniciativa que lhes dê proporção e representatividade.

Últimas notícias

Programa Ágora chega no Brasil

Por meio de uma parceria inédita, entre a FOAL - Fundação ONCE para Solidariedade com pessoas cegas da América Latina, ONCB - Organização Nacional de Cegos do Brasil e suas afiliadas, CBDV - Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Visuais e CPB - Comitê Paraolímpico Brasileiro, o Programa Ágora, Aula de Gestão Ocupacional na Região da América Latina, em breve chegará ao país, com o objetivo de ressignificar as estratégias para a empregabilidade de pessoas com deficiência no Brasil.

ONCB abre inscrições para o I Curso de Monitoramento em Políticas públicas, teoria da comunicação e produção e radiodifusão

A Organização Nacional de Cegos do Brasil – ONCB em parceria com a Organização dos Estados Íbero-Americanos – OEI, por intermédio da Secretaria Especial dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Governo Federal, abre inscrições para o I Curso de Monitoramento em Políticas públicas, teoria da comunicação e produção em radiodifusão, com carga horária de 70 horas.

ONCB celebra parceria com OEI e Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência

A ONCB (Organização Nacional de cegos do Brasil), firmou, na última sexta-feira, uma parceria com a Organização dos Estados Ibero-americanos (OEI) e Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência. A parceria possibilitará a Realização de um curso gratuito de introdução ao monitoramento de políticas públicas, ferramentais de comunicação e também a ampliação de seus canais de comunicação, por meio da criação de uma web rádio. Os recursos são disponibilizados pela OEI e repassados pela Secretaria Nacional da Pessoa com Deficiência.

ONCB convida afiliadas para promover ações em prol do sistema Braille

No dia 8 de abril comemora-se o dia nacional do Braille. Essa data foi instituída pela lei Nº 12.266 DE 21 DE JUNHO DE 2010. O sistema tátil de leitura e escrita foi criado em 1824 pelo francês Louis Braille, que se tornou cego após brincar com instrumento cortante na oficina do pai.

⁠⁠⁠Ofício 003

Aos dirigentes de instituições afiliadas, delegados, secretários temáticos, integrantes do Conselho Fiscal e militantes do movimento tiflologico.

Páginas