Início

A Organização Nacional de Cegos do Brasil (ONCB) foi fundada em Julho de 2008 por iniciativa de mais de 60 Entidades de e para deficientes visuais de todo o país. Seu escritório e secretariado estão atualmente estabelecidos em Brasília, no Distrito Federal, e seu propósito como Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos é o de assegurar a todos os brasileiros com cegueira, surdo-cegueira ou baixa visão o direito constitucionalmente garantido de determinar os rumos de suas próprias vidas.

Esta Organização, para tanto, trabalha articulando suas Entidades afiliadas por todo o território nacional, com o objetivo de dar-lhes estrutura e representatividade política, além de apoio técnico, social e pedagógico. É através desse trabalho que a ONCB atua no quadro da deficiência visual por todo o país, com campanhas que vão desde a prevenção contra a cegueira até programas que incentivem os deficientes visuais brasileiros a assumirem seu papel como protagonistas de suas Entidades.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, em 2002 havia cerca de 161 milhões de deficientes visuais em todo o mundo, aproximadamente 2.6% da população. No Brasil, essa estatística aponta para mais de dois milhões de pessoas com algum nível de inabilidade visual. Ainda de acordo com a OMS, esse número deve crescer em proporção no futuro próximo, em decorrência de fatores como o aumento progressivo da expectativa média de vida e, por conseqüência, da população geral de idosos. Tais números, quando apresentados junto ao corrente quadro social brasileiro, vêm apenas demonstrar a relevância de se unificar o movimento de luta pelos direitos das pessoas com deficiência visuais brasileiras, em uma grande iniciativa que lhes dê proporção e representatividade.

Últimas notícias

ONCB convida afiliadas para promover ações em prol do sistema Braille

No dia 8 de abril comemora-se o dia nacional do Braille. Essa data foi instituída pela lei Nº 12.266 DE 21 DE JUNHO DE 2010. O sistema tátil de leitura e escrita foi criado em 1824 pelo francês Louis Braille, que se tornou cego após brincar com instrumento cortante na oficina do pai.

⁠⁠⁠Ofício 003

Aos dirigentes de instituições afiliadas, delegados, secretários temáticos, integrantes do Conselho Fiscal e militantes do movimento tiflologico.

Parceria entre ONCB e FOAL abre vagas de emprego para pessoas com deficiência

A ONCB e a FOAL (Fundação Once para América Latina), em parceria com uma
multinacional espanhola, apresentam uma boa oportunidade de inclusão no Mundo do Trabalho na cidade de São Paulo por meio de vagas para pessoas com deficiência visual. Se você quer aproveitar essa grande chance, confira os dados da vaga de emprego abaixo:

Cargo: Monitor de Qualidade
Atividades: Resgatar ligações na ferramenta do banco; Monitorar e tabular os apontamentos em formulários/Check List

Ofício Circular 001/2017 – ONCB

Ofício Circular 001/2017 – ONCB
Brasília, 12 de janeiro de 2017.

Assunto: Conselho Consultivo

ONCB atua em defesa do passe livre interestadual

A ONCB vem atuando para a garantia dos direitos das pessoas com deficiência de usar o passe livre sem os limites impostos pelas empresas. Nesse sentido, a organização, por meio da Secretaria Jurídica, fez um parecer e protocolou no Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Páginas